Translate

segunda-feira, 6 de maio de 2013

SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO



     ANOS REBELDES






                         NOSSAS ESCOLAS



               Vivemos num mundo conturbado, isso não é novidade para ninguém. Já algum tempo atrás muitos colégios falam de colocar câmeras nas salas de aulas, isso sempre que falado, tem conotação de novidade. Apesar de não ser; Como se sabe, já existem muitos colégios que implantaram esse recurso, que acreditam ser, mais um para coibir a violência.
               Muitos pais, protestaram ou ainda protestam. Sim é um direito de todos dizerem sim ou não para qualquer novidade que se apresente no cenário mundial. Mas... O que alegam os pais que são contra, esse tipo de atitude adotado pelos colégios? A resposta é certa, se perguntado aos dirigentes escolares. Eles irão responder, que é para tentar diminuir a violência nas salas onde se deve apenas aprende estudando lições que servirão para o currículo de toda uma vida.
             Perguntado para os pais  que são contra, eles alegam em suas respostas vários motivos, porém o principal, é a falta de privacidade de seus filhos (alunos) no âmbito escolar.
         Afinal quem está certo? A pegunta que deveria ser feita não é essa, e sim, "O QUE É PRIVACIDADE"?
            Sou de um tempo que brincávamos muito no recreio, jogávamos bola no pátio do colégio e nos divertíamos correndo um atrás do outro numa brincadeira chamada de pega-pega. Éramos loucos pelo horário de 'intervalo'' assim chamávamos. Nunca ouvi falar que um aluno por mais rebelde que fosse, sim, porque não havia só anjinhos não, também haviam os diabinhos, porém como ia dizendo... Nunca ouvi falar de um desses anjos ou diabos terem matado a tiro um professor(a), ou esfaqueado seu colegas. Porque no íntimo de cada um o medo, o respeito e a educação que recebiam em casa fazia a diferença. É bem verdade que havia, as querelas entres eles e formavam-se as patotinhas para assistirem o combate. Todavia, saiam decepcionados, porque sempre um se mandava da briga, e o brigão que ficava dava graças a Deus, por não ter brigado... Sou desse tempo.
            O tempo passou e hoje tenho filhos, e você tem filhos. Sabemos quão difícil é ficarmos em casa e não saber o que está acontecendo na escola deles. Não sabemos se nossos filhos são os anjos ou os diabos da sala de aula. Ou sabemos? Na verdade gostaríamos que fossem os anjos!
         PRIVACIDADE é muito bom. Porém as quatros paredes só servem para nos guardar de atos íntimos ou secretos, algos que não se deva ser revelado para terceiros. Que segredo deve ter os alunos em uma sala de aula? Onde está a intimidade dos anjos que os próprio pais não possam ver. Os corpos nus dos alunos ficam expostos às câmeras? Que segredos devem esconde os alunos do público se eles estão numa instituição pública?
           Não sei de você que está lendo essa crônica, o que  acha de tudo isso! Eu, quando dos primeiros meses dos meus filhos na escola... lá quando estavam no jardim, vontade que eu tinha de ficar com ele na sala de aula era enorme, só pra ver como ele se comportava no dia a dia. Com você não foi assim? Quantas vezes nos pegamos pensando, no que eles poderiam está fazendo naquele momento? Sem dizer, que em nossa cabeça, corre um outro pensamento, se os professores estão tratando bem nossos filhos.
           As câmeras nos colégio, ajudam a matar essas curiosidade, e porque não dizer, inibir a violência dos alunos mais exaltado? Na verdade, teríamos que ter esse programa de filmagem dos atos de alunos e professores, ligados a internet, para que os pais assistissem se possível diariamente as atitudes de seus santos diabinhos e dos mestres, também!
          Alguém tem algo a esconde dentro de uma sala de aula? Não! Então, por quê ser contra a colocação de câmera nas escolas? Se for para tentar coibir a violência, é válido sim! Pode até não acabar com os atos criminosos de alguns, mas é muito possível que diminua consideravelmente. Afinal não estamos mais na década dos anos rebeldes. Seu filho é anjo ou diabo? Deus não queira, mas se ele for a vítima de uma violência sem procedência? Depois que nossos filhos saem de casa, fica muito difícil responder pelos atos de tais. Confiamos, é verdade, na educação que os damos... O problema é que tudo muitas vezes muda da água pro vinho, quando não estão na frente dos pais. Por isso faz muito bem, pensar, e pensar muito antes de protestar. E você o que acha? Veja o vídeo abaixo, e tire suas conclusões.
             
                      
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

O GOSTO PELA MORTE - COVID-19

O GOSTO PELA MORTE -Em 1 de maio de 2020, aqui eu estava falando da pandemia. { O  Brasil  identificou a  primeira  contaminação pelo novo c...