Translate

domingo, 18 de dezembro de 2016

O FACE E A SOCIEDADE



CRÔNICA

                                             O FACE E A SOCIEDADE
- As páginas sociais da internet, hoje é uma febre que não tem mais volta, seja o FACE, o whatsApp, Twitter ou outros... Já vivemos em um mundo moderno! Contudo, apesar de fazerem mais de (28 de Outubro de 2003, ano do lançamento do face) 15 anos de existência (twitter em 21 de março de 2006) a sociedade não parece ainda que sabe qual a real finalidade desses meios de comunicação. É como se o dono de uma grande emissora lhes tivesse dado o direito de administrar o canal televisivo. Todo mundo adorou mais não sabem por ode começar.
- As redes sociais, surgiu e como necessidades todos abraçaram a causa, foi mais ou menos como o telefones móveis, ouve que resistisse no começo mas a modernidade os fez render-se e hoje ninguém ou quase ninguém vive sem o celular. Eu mesmo faço do FACE uma ferramenta e aos poucos vamos descobrindo que essa rede social tem mil e uma utilidades. Outros fazem do face um santuário, outro preferem utilizar o feito como igreja, outros acredita ser o caminho mais fácil para fama. Ainda há mais: ...Outros, fazem do face um amigo para poder desabafar, destilar venenos, criticar, pedir conselhos, xingar e até fazer inimizades, outros utilizam o face como se fosse seu diário particular. Bem como falei, a febre chamada FACE está no mundo das pessoas talvez como o ar para vida.
- O maior problema do face, é que ele mexe também com o emocional das pessoas que dele fazem uso. Ou não é problema, vai ver é até uma coisa boa... Será? Vejamos, tem facenauta que faz questão de expor sua vida, seus gostos, suas religiosidades, suas opções sexuais, seus pratos favoritos e por aí vai... Esquecem que a rede social, não é apenas um canal local de notícia que só transmite notícias da própria família dentro do seu quarto, esquecem também que a rede social não é apenas um canal televisivo do Brasil, esquecem que o FACE é uma rede social do mundo todo, que amigo do amigo do amigo do amigo do amigo do amigo está conectado. Esquecem que o inimigo do amigo do primeiro amigo é amigo do quinto amigo de um amigo desconhecido quer é conhecido do milésimo amigo do inimigo do amigo do primeiro amigo... Somando-se isso que a média de quem tem menos amigos desconhecidos ou conhecidos no face é de 200 amigos, e há aqueles que hoje se contra com milhares de amigos...
- Contudo isso, pessoas não estão nem aí para o fato de quem é amigo de quem; Ela que expor seus sentimentos, seus desejos, suas vontades, seu novo namorado ou namorada; Quem expor seus corações, desejarem bom dia ou boa noite dependendo em que hora ele acessam a rede! Está tudo errado ou não? Na verdade cada um faz o que quer da vida, temos também esse livre arbítrio. Se a sociedade representa a nação e a mesma aqui é representa o mundo, não podemos mudar o mundo nem tão pouco o jeito delas pensarem... Podemos até encontrar alguém que pense iguais a nós ou que alguns deles aceitem com restrições ou não coisas que pensamos e colocamos. Tudo faz parte do ser de cada indivíduo.
- Mas pelo que vejo todos os dias quando abro o face e confiro o que há de novo, me parece que não há nada de novo, são sempre os mesmos barracos, as mesmas ladainhas, os mesmos chororó, os mesmos apelos religiosos... e as minhas publicações terminam caindo também na mesmice. E cabe as pessoas que também entram no FACE se quiserem, claro, a comentar, curtir, compartilhar ou reagir já que a página dá essas opções.
- As pessoas tem que entender que as redes sociais são meios públicos e não privados. Se colocamos escrevendo ou postando fotos, e ou vídeos, devem saber que alguém vai reagir de alguma maneira, e se não reagirem isso significa que ou não viram ou não se importaram de jeito nenhum. Não podemos de jeito nenhum é escolher que um universo de pessoas concordem com o que se coloca exposto ali. E não se deve exigir que até mesmo o amigo conhecido concorde com o que pensamos quando postamos algo!
- Adeptos das redes sociais, em especial o face, estão cada vez mais sensíveis... até parecem crianças nas escolas quando se sentem bulinadas... (crianças que sofrem bullying). Quando expões suas vidas, querem porque querem ouvir sempre palavras de apoio ou concordando com o que postaram. Eu já fui excluído do rol dos amigos, apenas porque não concordava com algo, seja no sentido religioso ou no sentido banal da política ou por algo que nem eu mesmo lembro, talvez simplesmente por não gostarem do meu jeito de pensar ou de expor meus pensamentos.
- Várias vezes vi postagem de pessoas que não são à favor do aborto, postarem seus conceitos e ficaram chateadas pelo argumentos de quem é a favor do aborto. Não se abre um leque de discussões para ver qual o melhor, para quem sabe se chegue a um senso comum.
- Muitas meninas que fazem questão de dizer que ama outra menina, deixando claro seu lado lesbiano. Postam imagens que demonstram seus gostos pelo mesmo sexo. Esperando que os comentários sejam de apoio, pois se não for, elas postam  palavras criticando as pessoas que foram contra a opção e escolha.
- Os religiosos adoram e acreditam que postando algo religioso estão se salvando e guardado um lugar no céu para quando - acredita - Jesus chegar. Postam e esperam e ainda pedem que digam amém... Se não disserem amém ou se disserem algo discordando, já se cria um motivo para se excluir um amigo.
- Outros religiosos postam imagem de supostos santos - acreditam - pedindo que orem e digam amém, se por acaso não fazem ou dizem amém e se falar algo que não agrade a quem postou, é tido como ateu ou herege, e isto passa ser motivo legal para se excluir o amigo.
-  As mulheres quando posta uma foto espera sempre que alguém diga "linda" "lindíssima"  Ai daquele que comentar "feia" ou Gorda. Já dizem que, logo de cara é falta de educação... é a pena mortal para se excluir o sujeito que ousou em comentar tais palavras. Sem falar na ironia, que muitas fazem questão de chamar de "linda" e quem postou  responde, "linda é você querida"
- É importante que se entenda, que as redes sociais entram nas casas de gatos e cachorros, como se diz. Assim sendo, expor sentimentos, fofocas, opções sexuais, religiosidades  ou qualquer outra coisa, a pessoa deve está preparado e sabendo que pode vir reações e comentários contrários, como também à favor. A final, quem é o dono da verdade ou da razão, eu? Você? Perceba que a razão e a verdade existem, mas quem será o dono deles? O melhor a fazer é aceitar a si mesmo como és. É aceitar a forma de pensar dos outros. Usar o bom senso e estar preparado para todas as possíveis reações. Porque quem diz o que quer e pensa o que o que quer muitas vezes ouve o que não quer... faz parte da vida e isto representa a liberdade que a sociedade apresenta.  Inteligente será sempre fazer das redes sociais uma ferramenta para sentir prazer nas diversões que as mesmas oferecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O GOSTO PELA MORTE - COVID-19

O GOSTO PELA MORTE -Em 1 de maio de 2020, aqui eu estava falando da pandemia. { O  Brasil  identificou a  primeira  contaminação pelo novo c...