Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2013

"UM PASSADO NÃO DISTANTE" PROTESTA BRASIL!

CRÔNICAS




                 "UM PASSADO NÃO DISTANTE"

-Lembram de uma crônica que escrevi, não faz muito tempo, que me referia ao caos no transporte público do Brasil? Parece até que o que está ocorrendo de uns dois dias pra cá, são profecias sendo cumpridas. Mas não são! É apenas o resultado de como as autoridades tratam nosso povo: Sem nenhum respeito ou consideração. Como tenho dito, eles visam apenas seus lucros, de formas exorbitantes. Qual será o argumento que eles alegam para que venham a aumentar o valor da tarifa dos transportes coletivos? Seus ganhos estão lhes deixando pobres? 
- Podem até trazerem suas razões e mostrar ao público, o porquê desse aumento. Podem até irem aos meios de comunicação com suas lágrimas rolando face a baixo. Podem até mostrarem quão diminuíram o tamanhos de suas panças. Mas nada desses choros de animais pantaneiros, convencerá uma população faminta por justiça e igualdade. Ou eles esquecem que são os abastados da sociedade, e que de seus lucros saem apenas migalhas para seus colaboradores, sim ( porque funcionário agora se chama colaborador e não mais empregados)? Como se essa mudança elevasse o padrão de vida dos peões urbanos...


- LEIA UM TRECHO DA CRÔNICA: PROIBIDO DAR CARONA (14/04/13)

 
A verdade é que o caos é instalado em todos os estados brasileiro. Ouve-se reclamações de descasos em MG, RS, SC, SP, RN, PE, AC, AM, RJ, AL em fim, parece que não há solução. ... Só quem passa por situações constrangedoras sabe quanto é ruim e humilhante, tanto essas como outras situações que se vive, dentro ou fora desse meios de transporte. Não há um passageiro desse mundão a fora, que não tenha uma experiência para relatar, do que viveu ou ... Só quem passa por situações constrangedoras sabe quanto é ruim e humilhante, tanto essas como outras situações que se vive, dentro ou fora desse meios de transporte. Não há um passageiro desse mundão a fora, que não tenha uma experiência para relatar, do que viveu ou presenciou; Algumas tristes, outras engraçadas, sem falar nas de violência e abusos de toda natureza. Infelizmente, nossos governantes e nossos riquíssimos empresários, não se importam com a qualidade de serviço que nos prestam. Todavia, nunca, jamais esquecem de cobrar regulamente e à vista pelo serviço que dizem prestar. Eu posso falar, sobre esse assunto, porque trabalhei por dez anos no ramo de transporte coletivo, em certa empresa de ônibus da cidade de SP. Entra-se muito dinheiro, muito dinheiro, mas em nenhum momento a empresa, procurava melhorar os horários para facilitar a vida do passageiro, não se preocupavam em pôr mais ônibus na linha para que o passageiro pudesse voltar pra casa, sentado e não no acocho de muitos outros em pé. Não se preocupava também de fazer paradas com coberturas, para que o passageiro não tomasse excesso de sol ou de chuva. Mas lembro-me como se fosse hoje, entravam todos os dias malotes e mais malotes de dinheiro nos cofre da empresa. E olha que a empresa era considerada de pequeno porte (teoricamente)."

...Notem que esta crônica foi escrita e publicada em 14 de Abril de 2013. Mas do que nunca ela é super atualizada. Pergunte-se quem sofre com o transporte público do país... Os empresários? Por acaso os usuários sabem onde vão parar as montanhas de dinheiros que entram nos cofres públicos e dos empresários? 
- Contudo a violência, nunca é o caminho para se encontrar algum tipo de solução. O vandalismo nunca foi a correção de problemas particulares ou populares... Porém que movimento deve ser feito ou criado, para que os governantes não tomem atitudes que prejudiquem a população?
- O governo e os empresários, acham que só em preparar a população avisando que em tal data se fará o aumento da tarifa, já é o suficiente. Como se quisessem dizer que eles avisaram de antemão, e então, o povo não tem do que  reclamar. Por que então, eles não se reúnem para dizerem que em tal data o preço das tarifas serão reduzidas?
- O governo e os empresários sabem que o mísero aumento de seis ou sete por cento salário do trabalhador, por ano, é insignificante pro bolso do empregado. Porque todos os meses sobe uma coisa ou outra, até que os aumentos cheguem a todos os produtos. Toda reação é uma atitude gerada devido a uma ação, no momento que o povo se sente lesado, prejudicado pelas atitudes dos maiorais, a tendência é que se busque defesa, infelizmente errado ou não, os meios de manifestações é sempre confuso e violento. Ou o governo tem um órgão que indo uma pessoa com uma carta assinada, na paz e amavelmente, seja recebido e dê uma posição favorável ao povo? Onde este representante traga a notícia de que o governo e os empresários voltaram atrás e não vão mais aumentarem as tarifas? Eles tem esse ouvidor? Não, não tem? 
- Na verdade eles passam por ditadores, essa é que é a verdade! Bastam dizer que vai aumentar a tarifa e ponto. Quem não aceitar o não quiser que vá para o trabalho à pé.
- Não sou eu que tem que dar uma solução, não é você que tem que encontrar a solução. Tem pessoas que ganham autos salários, exatamente para encontrar esta solução e não deixar que o que é ruim se torne ainda mais pior! Se quem está nessa posição, não é capaz de resolver os impasses, então que o governo nomeie quem seja capaz..
- Tem que se dar um basta nas violências, nos vandalismos, nos abusos de poderes dos empresários e nas ganâncias que assola a mente dos ricos e poderoso. 
- Onde se encontra o presidente do METRÔ, onde se encontra o presidente da CPTM, onde se encontra os presidentes dos ônibus da SPTRANS? Por que é que eles não vem a público e mostram que estão passando a sacolas, que estão empobrecendo? Talvez assim, tiraremos do nosso suado e minguado salário, uma ajuda até o próximo aumento da tarifa! Afinal, vivemos em um país a a liberdade de expressão é lei. O fato é que a ganância dos empresário não tem fim. Ou o governo acredita que seu povo usa cangalha*?



                                                                                     CAVALCANTE, 12/06/2013



GOSTOU DESSA CRÔNICA? COPIE E COLE NO SEU SATUS OU COMPARTILHE E DIVULGUE, MOSTRE AOS AMIGOS! http://400anosolivro.blogspot.com.br/


* Cangalha
s.f. Bras. Triângulo de madeira que se enfia no pescoço dos porcos para que não entrem em hortas. / &151; S.m.pl. Armação que se coloca no dorso das bestas para sustentar a carga dos dois lados. / Fam. Óculos de encaixar sobre o nariz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O GOSTO PELA MORTE - COVID-19

O GOSTO PELA MORTE -Em 1 de maio de 2020, aqui eu estava falando da pandemia. { O  Brasil  identificou a  primeira  contaminação pelo novo c...