Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"LADRÃO QUE ENCOBRE LADRÃO...'

CRÔNICAS




                           
         "LADRÃO QUE ENCOBRE LADRÃO..."






- O ditado certo não é ladrão que rouba ladrão...? Sim, diz o adágio, que ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão. Esse provérbio, quer dizer que é muito merecido quando um ladrão é roubado por outro ladrão, é como se agente se sentisse vingado, quando vemos uma pessoa que nos roubou, sendo roubada por outro. Nós nos sentimos felizes porque acreditamos que tal ladrão está sentindo na pele o mesmo desgosto e decepção que sentimos quando por eles somos roubados. Mas isso não é tudo, no fundo queremos mesmos é que ele (ladrão pague) pelo que nos surrupiou! seja com a devolução do objeto, ou na cadeia, pois ali é o lugar desses cretinos que gostam de levar vida fácil, sem se preocupar com os danos que causam em nós, ou como queiram, que nos causam.
- Qualquer pessoa que se atente um pouco que seja as coisas que nos acontecem no dia a dia, verá que o mundo é uma constante rotina de mudanças. Por exemplo, o que está no alto hoje, pode descer amanhã. Se o sol brilha de manhã no outro dia o que pode prevalecer é a chuva, etc. Já o nosso idioma (português) vive uma ebulição sem fim. Diga-se de passagem, a onda do mundo virtual em especial o linguajar que se usa nas redes sociais. E em algo um tanto quanto trivial, uma coisa que significava algo ontem, essa mesma coisa significa outra hoje... Como assim? Explico: "Não muito tempo atrás, quando nos referíamos que alguém era DOIDO DE PEDRA, queríamos dizer que esse alguém era doidinho a ponto de jogar pedra em alguém ou em qualquer direção. Hoje quando dizemos que alguém está doido de pedra, é porque está sobre o efeito de drogas, em especial (pedra de crack)". "Um termo muito usado aqui em São Paulo é: USUÁRIO, também não faz muito tempo essa palavra, era usada para demonstrar que alguém usava algum tipo de droga, lícita ou não. Hoje, ela é comumente usada na linguagem das estações de trem, metrô e ônibus; Lembra-se que éramos chamados de passageiros? Pois é, hoje nos chamam de USUÁRIOS. Cá entre nós, até que eles têm razão, pois o sistema de transporte do Brasil e em especial aqui em SP, não deixa de ser uma grande droga!" Você deve se lembra, que quando conseguíamos um emprego em alguma firma ou empresa, éramos considerados de empregados ou trabalhador, já hoje, é considerado COLABORADORES. Viu, podemos ficar aqui dando exemplos e mais exemplos, o tempo não para, pelo contrário. E os nossos políticos... (?)
- Infelizmente, já com nossos representantes no poder, eles mesmos, os deputados, governadores, senadores, prefeitos, vereadores, ministros (TODOS QUE REPRESENTA A ESPERANÇA DE UM PAÍS JUSTO) não mudam. Lembram, há alguns anos atrás, eles vinham com as desculpas que nós brasileiros não sabíamos votar. As propagandas políticas do TRE E TSE era pra que escolhêssemos melhor nossos candidatos. Queriam dizer com isso, que éramos os culpados por termos colocados políticos ladrões e corruptos no poder. E muitos de nós nos sentíamos realmente culpados, por ter votado errado. Mas o tempo, foi mostrando quem realmente era culpado por tanta roubalheira nos quilômetros quadrados de Brasília. Afinal, não diz o ditado que o tempo é o senhor da razão? Hoje, nos anos atuais, nos meses atuais, nas semanas atuais, nos dias atuais, e nas horas super atuais  o tempo mais uma vez vem provando que ele é realmente o senhor da razão. Mostrando aos quatro ventos OU (CANTO DO MUNDO) que nós pobres eleitores mortais, nunca tivemos culpa alguma por existir tanto bandido dentro do congresso BRASILEIRO. Sempre fomos um povo movido pela emoção e que gostamos de uma boa discussão, principalmente quando o assunto era política. Ficávamos defendendo nossos candidatos. Naquela época eram discussões sadias. Até que os infiltrados foram mudando o cenário, e tratando de nos culpar pelos erros deles. Quais são os erros deles? DESVIOS DE DINHEIROS PÚBLICOS, FORMAÇÃO DE QUADRILHA, PECULATO, CORRUPÇÃO, ALICIAMENTO, COMPRA DE VOTOS, (...)
- No dia 28 de Agosto de 2013 quarta-feira, isso mesmo, antes de ontem, o congresso Brasileiro teve a grande chance de mudar esse cenário. Teve nas mãos toda oportunidade do mundo de por fora do congresso, um dos maiores ladrões publico do país, (mais uma vês) extingui-lo, expulsá-lo, impeli-lo em fim, eliminá-lo  da casa onde se reúne nossos fazedores de leis! Por que essa era a tão grande chance e oportunidade de nossos representantes mostrarem para sua nação que estava na hora de dedetizar a câmara? Porque se tratava não de um político qualquer, estamos falando de um político presidiário, um sujeito que pegou oito anos de prisão por crimes que cometeu, mesmo sendo um deputado. Estava ou não estava fácil dos homens do poder fazer justiça e caçar o mandato desse sujeito? A chamada na imprensa era que às vinte e duas horas (22h00min daquele dia, o congresso iria votar pela cassação ou absolvição do delinquente, Tinha um ar de alívio, no anúncio, eram favas contadas). Todos acreditava que este sujeito iria perder o mandato e terminar de cumprir sua pena atrás das grades, pois ali, era o lugar de direito pelo que cometeu. Lembre-se, a cassação desse elemento, está aliado a salários e mordomia que a posição de deputado lhe dá direito. Então não era apenas uma questão de se fazer justiça, e sim, de não mais dar o dinheiro da população pra um criminoso que está cumprindo pena por muitos anos ter roubado os mesmos cidadãos que lutam pra vê-lo apodrecendo na cadeia.
- Mas não foi isso que aconteceu. Mais de 130 deputados se esconderam atrás de voto secreto (VOTO SECRETO, POR QUE E PRA QUE VOTO SECRETO) e voltaram pela absolvição do criminoso, ou seja, votaram na inocência dele. Os 230 deputados que votaram na condenação do sujeito, foram votos insuficiente para mantê-lo atrás das grades. E agora o advogado do criminoso, vai à justiça para buscar os direitos do seu cliente, que é: Salário e mordomias que um deputado tem direito. Essa absolvição por parte dos nossos representantes causou e causa grande indignação no povo. E sei que você deve está indignado, porque se sabe que é do nosso salário através dos impostos que os próprios políticos criaram que vamos sustentar um bandido e ladrão enquanto vagabunda e perambula sorrindo de nossa fossa, preso apenas numa prisão de fachada.
- A pergunta é, por que tantos políticos votaram a favor da permanência de um corrupto, impostor, formador de quadrilha, bandido representando através do cargo de deputado e ganhando alto salário? Ou a lei que o pôs na cadeia está errada, e o estado está cometendo uma das piores injustiças de todos os tempos? Sinceramente, eu não acredito que a lei esteja errada! O que eu quero e todo povo BRASILEIRO saber é por que o inocentaram votando na permanência desse elemento dentro da casa maior? Estou achando que faz jus ao título dessa crônica: "LADRÃO QUE ENCOBRE LADRÃO..." Nos brasileiros mortais pelo menos vamos dormir tranquilo  com a consciência limpinha, sabendo que nunca fomos culpados pelos maus caracteres que se apossam do poder. Por que, qual outro motivo teria os deputados para encobrir o erro dos outros? Pra mim a resposta é óbvia, só podem ter o rabo preso. Em outras palavras, eles têm medo de caçar o mandato do criminoso, porque são criminosos também. Ou você leitor não ver dessa maneira? Os mais de 130 parlamentares que votaram na permanência desse delinquente ganhando e exercendo o cargo de deputado, é porque não tem coragem de atira a primeira pedra. Não tem coragem de apontar a sujeira do outro, pois seus dedos são podres... Não, dedos não, o conjunto de dedos, seus garfos gatunos! Pensando bem, já está na hora de diminuir o número de parlamentar nesse país. Quem sabe assim, não diminui o número de políticos desonestos!


30-08-2013

                                         O Congresso Nacional definitivamente ligou o FODA-SE pro povo brasileiro...
GOSTOU DESSA CRÔNICA? compartilhe ou copie e cole , ajude na divulgação.
  

terça-feira, 27 de agosto de 2013

"O QUE NÃO TENHO"

O POETA E A POESIA


                                

                                  "O QUE NÃO TENHO"

FALTA-ME TUDO, SEU MUNDO E SUA VIDA
SOU TRISTE, VIVO LAMENTANDO  E NÃO TENHO FERIDA
CRESCE NOS SEUS BRAÇOS A FALTA DO MEU AMOR
O QUE NÃO TENHO, ACREDITE, É TUA SOMBRA É TEU CALOR


FALTA-ME O SEMBLANTE, RADIANTE DE ALEGRIA
QUERO E DESEJO O FIM DOS DIAS, DESDE QUE EU SINTA TUA MAGIA
SOBRA NOS OUTROS, PERFUMES, QUE LEMBRAM TEU CHEIRO
O QUE EU NÃO TENHO, ACEITE ESSE FATO, É UM AMOR COMO HERDEIRO

FALTA-ME A VERGONHA QUE UM DIA FOI MEU FORTE
ESCREVO SÓ EM LETRAS MINÚSCULAS, MINHA FALTA DE SORTE
NOS OUTROS JARDINS, O SOL BRILHA E O VENTO SOPRA
O QUE EU NÃO TENHO, SÃO AS PETALAS QUE NÃO SOBRAM

O QUE EU NÃO TENHO É TEU OLHAR MIRANDO MEUS LÁBIOS
FALTAM-ME A IMAGINAÇÃO DO HOMEM SÁBIO
NAS PRAÇAS PÚBLICAS NAMORAM E SE BEIJAM CASAIS
TUDO QUE MAIS QUERO NA VIDA  É QUE SEJAMOS IGUAIS

POSSO DIZER QUE NÃO TENHO TUDO, MUITO MENOS VOCE
MUITO MENOS VOCE, É COMO NÃO TER TUDO... É SIMPLES,EMTE NÃO TER
NOS LARES DE ESTRANHOS, HÁ PAZ E HARMONIA
O QUE EU NÃO TENHO É CORAGEM DE TE ENTREGAR ESSA POESIA

RESUMINDO, O QUE EU NÃO TENHO, ME FAZ UMA IMENSIDÃO DE FALTA
...TEU AMOR!!!!


Gostou dessa poesia, compartilhe : http://400anosolivro.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/groups/Q400ANOSOLIVRO

terça-feira, 20 de agosto de 2013

"MINHA FLOR"

O POETA E A POESIA




                                     "MINHA FLOR"


ENFEITANDO BOSQUES, ALAMEDAS E JARDINS, LÁ ESTÃO ELAS COM SUAS BELEZAS
UMAS INOVADORAS, OUTRAS ODORÍFERAS
COLORINDO DE CHARMES COM SUAS INFINITAS ESPÉCIES, SOBRE CAMPOS, COLINAS
SERRADOS, CALÇADAS, ESCRITÓRIOS E CASAS.. TODAS PRIMÍCIAS


UMAS GRANDES, OUTRAS MÉDIAS... AINDA OUTRAS PEQUENAS
EM COMUM, SUAS PECULIARIDADES... PEQUENOS GRANDES DETALHES
NO GLOBO AZUL DO PLANETA TERRA, NA IMENSIDÃO DO MAR DE PLANTAS
AS BELAS E ODORÍFERAS FLORES SE TORNARAM DESTAQUES


QUÃO LINDA É SUA BELEZA, SEU CORPO, UM CAULE SEM ESPINHOS
SUAS MÃOS OS RAMOS DE BUQUÊS
SEUS CABELOS, AS FOLHAS VERDES DA VIDA
 SEUS PÉS, A RAÍZ QUE SUSTENTA A PLANTA, SIMPLESMENTE VOCÊ


VOCÊ MINHA FLOR QUE HOJE ENFEITA MINHA VIDA
COM SEU ENCANTO ME FAZ UM HOMEM APAIXONADO
COM O BANHO DE PÉTALAS, MOLHO O CORPO COM A SEDA AGARRIDA
AO SEU LADO ME SINTO O MAIS AMADO


TE OLHANDO DE FORMA MINUNCIOSA, VI DETALHE DE TUAS PARTES
FLOR DA MAIS ATRAENTE PLANTA DA NATUREZA, ME ESPERANDO PARA COLHER NUMA TARDE DE FRESCOR
NÃO RESISTI ESSA BELA FLOR, TE FIZ MINHA ROSA ME FIZ TEU CRAVO
NESTE JARDIM DE AMOR


MEIGA, MACIA, SUAVE E AROMÁTICA... AINDA ÉS SENSÍVEL
ASSIM ÉS TU, A FLOR ESCOLHIDA POR MIM
PARA VIVER NO CANTEIRO DO MEU CORAÇÃO
O TEU ETERNO E MAIS BELO JARDIM.


                                                              CAVALCANTE 20/02/2003

http://400anosolivro.blogspot.com.br/




quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"A CRIAÇÃO DE UM MONSTRO "

CRÔNICAS




                 
               A CRIAÇÃO DE UM MONSTRO!




                                   Quem em sã consciência prepararia no fundo de sua casa um cativeiro para criar um bicho, sabendo que na maior idade se transformará em monstro? Recuso-me aqui nesta humilde crônica citar o nome de um dos maiores crimes que o Brasil já vivenciou. Aposto que tem muitos assassinos que hoje se encontra atrás das grades, que devem estar morrendo de inveja desse pequeno menino monstro. Mas voltando ao criadouro, podemos afirmar com todas as letras, que jamais uma família separaria no fundo de seu quintal um lugarzinho para montar uma gaiola de ferro na intenção de domesticar uma fera! Quem criaria um tigre, para num futuro bem próximo, ser o próprio alimento desse tigre? Teria alguém louco a esse ponto?
                                    Tudo começa numa troca de olhar, às vezes na apresentação de um amigo (a) então se dá início o namoro com no mínimo uma intenção de um único beijo. Dias depois de se conhecerem melhor, os corpos se entrelaçam num desejo ardente, prenúncio se formar uma família. Planos e mais planos, até que nasce o primeiro filho. Filho! Considerado uma bênção Divina. Sem falar que é o sonho de 99% dos casais apaixonado. A briga sadia é de quem vai escolher o nome do filhote que está por vir. Da troca de olhar ao nascimento do primeiro filho, muitas coisas acontecem e se transformam na vida do casal. E a lição número um de todo esse contexto é o AMOR! É impossível acreditar que toda entrega que o casal faz na busca da felicidade, tenha como fruto, um monstro fecundado nas entranhas da mulher e no âmbito do lar. Eu gostaria muito de rasgar essa crônica e escrever outra me desculpando e pedindo perdão. Eu não quero acreditar que um jovem de 13 anos tenha sido esse feto, que foi gerado após um enlace de amor. 
                                    Lembro-me como se fosse hoje de uma  das CRÔNICAS que escrevi não muito tempo atrás, eu até acho que você já tenha lido, quando lá me refiro à violência! No artigo  cito e questiono sobre qual seria a IDADE IDEAL para se considerar uma pessoa capaz de assumir pelos atos de violência que se pratica. Como se sabe, no Brasil, só é considerado (maior idade) após os dezoito anos. Menos que isso, qualquer assassino, tem passagem garantida para liberdade e para cumprir pena pelos seus delitos em liberdade e quando não, ter direito a regalias e uma pena prisional sócio educativa. E blá-blá-blá-blá... - Numa outra CRÔNICA, ESCRITA POR MIM*, procuro, sim, por opinião própria, dizer que acordar logo de manhã assistindo programa de televisão onde se abrange a violência, eu corro o risco de dizer que as pessoas ficam com essas imagens gravadas por todo o dia. Eu fico imaginando isso, na cabeça de uma criança ou de um adolescente. Não que o crime causado por pessoas de menor idade, seja justificado pelo que assiste ou deixe de assistir. Talvez isso seja tema para debate, entre os grandes estudiosos da psicologia infantil ou até mesmo adulta.
                                    É fato e isso não se nega, o Brasil vive na presente semana um dos mais hediondos crimes que já ocorreu na história do país. Nunca antes, havia ocorrido tendo como protagonista, uma criança de 13 anos de idade! Abaixo, trecho da matéria retirado site da UOL - O MELHOR CONTEÚDO:

O estudante foi encontrado morto na última segunda-feira na casa em que morava, na Brasilândia, zona norte de São Paulo, junto aos corpos dos pais: o sargento da Rota Luis Marcelo Pesseghini, 40, e a cabo do 18º Batalhão da PM de São Paulo, Andreia Pesseghini, 36.
Em outra casa no mesmo quintal, outras duas pessoas da família também foram encontradas mortas: a avó e a tia-avó do adolescente, que é apontado pela polícia como o único suspeito até agora pelos crimes. A tese da polícia é que ele tenha se matado após cometer os crimes.
                                    Até o momento, não foi comprovada a culpa do menor. No nosso íntimo, ficamos torcendo que a polícia esteja enganada, e com o andar das investigações, apareça outro elemento, e que o adolescente infelizmente tenha sido apenas mais uma vítima desse massacre. Porque como disse no início dessa crônica, se a barbárie foi cometida por esse menino, é como se os pais tivessem gerado um monstro e pior, criado solto dentro de casa.
                                    O outro fato a se lamentar, é o suicídio desse jovem, (ainda não comprovado) ao praticar uma chacina antes de por fim a própria vida. Faltam palavras tanto para criticar quanto para tentar suavizar a dor dos parentes que ficaram.
                                    Não podemos deixar de ficar com os olhos bem abertos, pois uma coisa dessa não acontece só na família dos outros. Estamos sim, a mercê de fatalidades como essas. Um mundo cheio de ódio e violência o qual fazemos parte, não dá para confiar em ninguém, temos de dormir com um olho aberto, enquanto o outro pisca!
                                    Triste é sermos obrigados a agir e ficar alerta com os nossos. Até então o conselho de dormir com apenas um olho era dado quando nos deparava com estranhos. A criação de um filho, nunca é para transformá-lo em monstro. Muito pelo contrário, o prazer de nós pais, é poder ver nossos filhos formados em doutores advogados ou médicos, professores, engenheiros, técnicos em alguma coisa, educados, respeitosos, resumindo... Transformados em 'gente'.
                                    A polícia não descarta em sua linha de investigação, a busca por vestígio de drogas, pois esse maldito elemento não escolhe mais idade para transformar monstros. Se for comprovado a culpa desse garoto e que ele tenha agido sob efeito de drogas, então infelizmente para a sociedade, fica mais do que claro, que não existe idade para se cometer crime intencional. Sendo assim, deve-se pagar na justiça pelos erros que cometem em igualdade condições.
                                     Mas nossos políticos são tão sem escrúpulos que eles não tem base nem coragem para mudar nossa legislação. Qual deles quem tem coragem de vir a público e dizer: "Eu criei a lei que pune o menor de igual pra igual conforme o crime" (?) Cada dia mais aparecem na imprensa os políticos atolados nas lamas fétidas de suas podridões... Bem, isso é tema para outra oportunidade. Em fim, que a violência seja apenas um alerta para as autoridades e para nós pobres mortais. Um mundo onde a PAZ, prevaleça nos corações de todos nós desde os pequeninos aos anciãos... e que nossos quintais nem nossos lares sejam cativeiro ou criadouros de monstros.

*violência no café da manhã - http://400anosolivro.blogspot.com.br/
*Brasil, um País Agonizante / 30 de abril de 2013                         
08/08/2013.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

COMO LER O SONETO - II

O POETA E A POESIA



                                     ESPELHO



               Preste atenção neste dois tercetos. Eles se enlaçam. A primeira linha do primeiro terceto e rima com a primeira linha do segundo terceto. Então você dever ler neste caso, sempre o primeiro com o primeiro do (2 terceto). O segundo do primeiro com o segundo do segundo e assim sucessivamente. Então ficaria assim:
 
"DESEJO QUE O MUNDO NÃO PERCA A LUZ DA LUA E QUE CLAREIE SEMPRE O TEU SORRISO
 AH, SE EU PUDESSE ESTÁ DENTRO DE TI! MEDO? NÃO PENSARIA NISSO"

"NUM MISTO DE AMOR E DESEJO, NÃO NO REFLEXO DO VIDRO DO ESPELHO
 APENAS TE FARIA PERDER O MEDO ACREDITANDO NO MEU AMOR... A FONTE DO DESEJO"

"ENCONTRAREI A RESPOSTA QUANDO ABRIRES TEU CORAÇÃO E PERDERES A TIMMIDEZ
 CARA A CARA, AMOR A AMOR; PORQUE SOFRES QUANDO EU SOFRO, O ESPELHO NÃO RESPONDE A DOR ELE NÃO FEZ".

     (contudo se você ler as três primeiras linhas do primeiro terceto e em seguida ler as
      três primeira linha do segundo terceto, pode até não rimar, mas o sentido não altera)
     
 


Desejo que o mundo não perca a luz da lua, e que clareie sempre o teu sorriso
Num misto de amor e desejo, não no reflexo do vidro do espelho
encontrarei a resposta quando abrires teu coração e perderes a timidez


 Ah, se eu pudesse estar dentro de ti! Medo? Não pensaria nisso!
 Apenas te faria perder o medo acreditando no meu amor... a fonte do desejo.
 Cara a cara, amor a amor; Porque sofres quando eu sofro, o espelho não responde, a dor ele não fez.

O GOSTO PELA MORTE - COVID-19

O GOSTO PELA MORTE -Em 1 de maio de 2020, aqui eu estava falando da pandemia. { O  Brasil  identificou a  primeira  contaminação pelo novo c...