Translate

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

LAVA JATO - ROUBOS E CORUPÇÕES

CRÔNICA


                                        LAVA JATO – ROUBO E CORRUPÇÕES

                                           O jornal "Folha de São Paulo" (14/11/2014) dava ênfase a notícia sobre o que seria a maior operação da polícia federal sobre as roubalheira e da corrupção no Brasil. A matéria iniciava com os seguintes pronunciamentos: "Com o início  em um posto de gasolina - de onde surgiu seu nome-, a Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014, investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras do país e políticos. (...)."
                                        Vamos analisar os significados das palavras: "Corrupção e roubo" segundo o dicionário Aurélio, Significado de Corrupção.
1 Depravação.
2 Suborno.
3 Alteração.
4 Sedução.
Significado da palavra Roubar: Significado de Roubar
1 Esquivar-se.
2 Tirar o que está em casa alheia ou o que outrem leva consigo.
3 Cometer fraude em.
4 Subtrair às escondidas, furtar.
5 Rapar.
6 Despojar de.
                                       Há alguma diferença entre roubar e corromper? Bem, faço essa pergunta porque os jornais, dão muito destaque a corrupção, como se fosse um artifício relativo. Talvez por se tratar de roubo por partes de empresários e políticos... Penso eu que se estes atos fossem cometidos por pobres mortais, pessoas sem status de poderosos, com certeza seriam tratadas como ladrões. Ou ter conhecido como ladrão pejorativamente é pior que corrupto? O pobre é ladrão, o poderoso e rico é corrupto. Veja bem, a palavra corrupção indica 'depravação, suborno,... Sedução' - Já a palavra Roubar tem em seus significados Esquivar-se, 'Tirar o que em está em casa alheia ou que outrem leva consigo, subtrair às escondidas, furtar... ' Pois bem, eu não consigo enxergar esses maus elementos como corruptos e sim, eu os vejo como ladrões, porque é isso que são. E como tal é assim que devem pagar pelos seus crimes. O roubo na Petrobras, não é apenas uma questão de corrupção, é sim, uma questão de roubalheira. O que diz os códigos penais brasileiros em relação ao roubo? Fazendo uma pesquisa rápida no código penal brasileiro - atual - O mínimo da pena para casa de roubo, e outros atos desse tipo, são de 4 anos e no máximo 10 anos. Mas não vi lá que algo que obrigue a devolução do que foi roubado. Será que é por isso que no Brasil se rouba de forma descarada e escancarada? Afinal o que são 10 anos de prisão, se na conta do ladrão tem cerca de milhões ou bilhão de reais, fruto do roubo? Era mil vezes melhor que não prendesse os ladrões... Dez mil vezes melhor se o fizesse devolver o que roubou. 
                                          Tenho batido na tecla de que o problema do país não tem sido partido políticos, e sim dos integrantes desses partidos. Cada dia aparece um partido novo, onde seus integrantes diz que são a solução para roubalheira do país, pois seu partido é honesto e nunca foi pego em maracutaia. No entanto seria o fim do mundo se um partido que não está no poder fosse uma exímia fonte de roubo. Mas deixe esse partido no poder e veremos como ele se transformará em apenas mais um partido iguais a todos que lá estão e roubando sem dó nem piedade. Os problemas do Brasil todos sabem, os ladrões todos conhecem, os corruptos - como a mídia gosta de taxá-los - todos conhecem, e pasmem a solução todos tem na ponta da língua. Se assim o é, por que não se encontra uma solução para esse mal? Por que O legislador brasileiro não se mexe para mudar as leis ultrapassadas de nosso querido Brasil? Não precisa aumentar a punição para 40 anos não, nem tão pouco para prisão perpétua ou pena de morte. Dez anos de cadeia já estava de bom tamanho, mas o primeiro artigo teria que ser a obrigatoriedade de devolução do dinheiro alheio (público) Fácil assim.                                          Para Finalizar essa crônica, quero deixar registrado aqui, que também nenhum brasileiro sabe onde é aplicada toda renda dos jogos lotéricos do governo, onde é aplicado todos os dinheiros arrecadados das empresas privatizadas, onde é usado todo os lucros que o governo arrecada diariamente dos metrôs e trens, onde é aplicado o dinheiro dos impostos que são pagos pelo contribuintes... Vejo a saúde do morrendo nos chãos de hospitais capengas do nosso país, vejo escolas sem carteiras ou lousas de qualidade para preparar o futuro (as crianças). Muitos ainda moram em precária casa, ou são obrigados a gastarem seus suados salários em casas alugadas. Vejo estradas esburacadas levando a morte para um povo que às vezes pensa em viajar. Vejo praças públicas se transformando em cracolândia, e o aumento de viciados. Enquanto isso, o roubo só de uma empresa do povo como a Petrobras, já chega a 30 BILHÕES DE REAIS... (você sabe o que esse valor significa?). Bem, se o amigo leitor sabe onde o dinheiro do governo é aplicado pode aqui deixar seu comentário e deixar seu protesto. Ou denuncie as autoridades, se ver que as contribuições estão sendo desviadas.

02/09/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

O GOSTO PELA MORTE - COVID-19

O GOSTO PELA MORTE -Em 1 de maio de 2020, aqui eu estava falando da pandemia. { O  Brasil  identificou a  primeira  contaminação pelo novo c...