Translate

sábado, 14 de outubro de 2017

O QUE É ARTE?

CRÔNICA



                                                        O QUE É ARTE?


- Segundo o "dicionário Aurélio de Português Online" a palavra ARTE quer dizer: (Preceito para fazer ou dizer como é devido; Habilidade; Ofício) E a palavra PRECEITO significa: (Regra de proceder... ). Vamos falar aqui sobre ARTE, há uma semana atrás a sociedade brasileira, se encontrou no meio de uma polêmica. O que houve? Bem, o MAM (Museu de Arte Moderna) SP, ofereceu para o público, atores sendo tocados por crianças, detalhe, o ator estava completamente NÚ. O nudismo segundo os próprios atores, faz parte do espetáculo.  Na verdade o NÚ, sempre esteve presente nas artes dos considerados grades mestres. Mas de uns tempo para cá, os grupos teatrais vem explorando com maior frequência o tema. Segundo a sociedade, o que chocou desta vez, foi ver em cena, crianças alisando o corpo NÚ de um adulto e alisando as partes pudendas dos atores. Para muitos, os atores estão misturando arte com pedofilia, estão confundindo arte com pornografia. e pior, estão distorcendo valores e implantando na mente das crianças o conceito de que o imoral é normal. Se você for buscar nas redes sociais como FACE e YOUTUBE, vai ver quão foi explorado o tema. A imprensa como de costume fez apenas a parte dela, como se estivesse em cima do muro, hora batia e hora assoprava; Como que querendo dizer, isso não é assunto para mim.
- Se a palavra ARTE significa "Regra de proceder ou dizer como é devido" Me atrevo a dizer que algo está errado no caminho que estão levando o que atores e criadores chamam de arte.
-Para se ter uma ideia sobre o tamanho da polêmica, muitos usaram o momento para expor todo seu ódio sobre quem se aproveita da inocência infantil. E por outro lado houve os que defenderam com veemência a exploração do nú, mesmo que seja com criança, por que segundo os defensores estão usando o nú como arte e não importa se a criança está participando em tocar os orgãos genitais dos adultos ou não.
-A final, a ARTE tem o poder de transpassar barreira?? Até onde a arte pode ser considerado arte? Deixei passar uns dias para poder escrever esses texto, foi bom, porque se escrevo no ápice da polêmica, era como se eu fosse debater no calor da contenda, e como sabemos quando falamos sem pensar agimos como os tolos. No ínterim da polêmica aproveitei para saber o que os outros realmente sentiam naquele momento sobre o assunto. Após ver o cantor Caetano Veloso, dizendo que toda essa polêmica era desnecessária e que estavam querendo "a volta da repressão, e o fim da liberdade de expressão", me fez pensar e escrever, porém antes resolvi ver ou vir pessoas normais igual a mim e igual a você que está lendo este texto. Quando refiro o termo normal, quero dizer que somos pessoas pessoas não famosas e que não temos como nos expressar por meios televisivos etc.
- Faço parte de um grupo do facebook que se chama "clube do livro" (https://www.facebook.com/groups/151543198387081/?ref=group_header) este grupo tem um total de participante até a data de hoje 117.467 pessoas (14/10/2017). - Por se tratar de um clube onde seu principal objetivo é explorar assuntos literários, divulgação de livros, escritores, e afins, acreditei que seria um bom lugar para explorar o tema que polemizou o país. Por que acreditei nisso? Porque pessoas que gostam de ler e vivem no mundo literário quer queira ou não tendem a ter a mente um pouco mais aberta para assuntos variados, e por acreditar que livros também são arte.
-Quando entrei no grupo e posei "O CANTOR CAETANO VELOSO FICOU FURIOSO PORQUE A SOCIEDADE REAGIU CONTRA A ARTE DO NÚ (?)" a resposta do grupo foi de imediato, muitos estavam se manifestando contra e a favor, claro,  expondo os seus pontos de vistas. Já estava acalorado o debate quando um dos administradores ameaçaram tirar a postagem do ar. Sem contar que houve uma participante que me chamou de oportunista, que eu tinha colocado aquela polêmica no clube apenas para me aparecer, dizendo que minha verdadeira intenção era propagar meu livrinho e de gente  do meu tipo o mundo estava cheio. Contudo, o debate ia de vento em polpa, quando fui curtir ou responder os comentários, algo deu errado e não consegui continuar... ou seja o administrador tirou minha postagem! Mas vou postar esta crônica lá no clube, já que eu havia prometido escrever sobre o tema... 
- Voltemos à polêmica: Até onde a liberdade de expressão pode ser usada na arte, e até onde a arte deve ser aceita como uma liberdade de expressão? Bem, para opinar sobre o tema, já que não sou de ficar em cima do muro para assunto algum, e não ia ser deste que eu ficaria. O escritor que tiver rabo preso, ele estará  se auto censurando. Como não é o meu caso, vou começar minha opinião com uma ilustração: "Digamos que na sala de sua casa, após está lindamente decorada você percebeu que falta algo, o que? ah, um belo vaso de flor. No canto, bem ali no canto, ficará linda! Feito, você corre na floricultura  e  compra. Agora sim, ela está completando a beleza da sala. No terceiro dia você notou que a flor da planta cresceu 20 centímetros e você chama algumas amigas (os) para apreciar o fenômeno. Quinze dias depois a flor já está tomando metade da sala, e seu odor está cada vez mais forte. Olhando de longe é a coisa mais linda do mundo e uma coisa rara. Com um mês esta flor enche todos espaço da sala, impedindo o trânsito e mais uns dias parte das pétalas já saem pelas janelas." O que você acha desta ilustração? O que mostra que não importa a beleza e a qualidade, na vida tudo tem que ter limite. E com  a liberdade de expressão ou até mesmo para arte, tem que haver limite. Não é porque temos a liberdade de expressão que temos que sair rasgando o verbo. Para tudo existe lugar e momento certo. Não é porque temos o direito de fazer sexo que temos que ir para o meio de uma feira e praticar na frente de todos. Não é porque somos grandes desenhistas que temos que levar quadros de apelo sexual para um parque infantil.  Devemos saber que além da arte e da liberdade de expressão, existe também bom senso, pudor, respeito e respeito aos costumes e princípios dos outros. Devemos ter sempre em mente que se uma família vive de forma incestuosa, isto não significa que ele deve mostrar ou querer que o mundo aceite isso como algo normal ou natural. O princípio de uma família assim, de repente não é os princípios de outras famílias. Veja bem, para finalizar esse texto notem que até os pássaros viver suas liberdades com seus limites, e eles respeitam esse precioso limite. Não é porque eles são livres para voar que vão além dos seus limites, eles instintivamente não tentam ir muito próximo do sol; Eles permanecem vivos desfrutando de sua liberdade sabendo até onde podem ir!  PARA QUEM AINDA NÃO VIU, AÍ ESTÁ:


Sem comentários:

Enviar um comentário

O GOSTO PELA MORTE - COVID-19

O GOSTO PELA MORTE -Em 1 de maio de 2020, aqui eu estava falando da pandemia. { O  Brasil  identificou a  primeira  contaminação pelo novo c...